FASES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL EUROPÉIA

FASES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL EUROPÉIA

A Primeira fase da Revolução (1760-1850) foi marcada pela substituição da produção manual pela produção com o uso de máquinas. Nessa época, a indústria têxtil foi a que mais se desenvolveu, além de crescentes progressos na siderurgia.

A segunda fase da Revolução Industrial (1850-1960), o processo de industrialização entrou num ritmo mais acelerado e envolveu os mais diversos setores da economia, com a difusão do uso do aço, a descoberta de novas fontes energéticas e a modernização do sistema de comunicações. As indústrias se difundiram pela Bélgica, França, Itália, Alemanha, Rússia, além do continente Europeu chegou aos Estados Unidos, Japão. As fases da Revolução Industrial

O final do século XX marcou o inicio de uma nova (terceira fase) era da Revolução Industrial, decorrente dos impulsos técnico-científico. Suas características são a globalização e a informatização da economia e o avanço das tecnologias de comunicação.


  • Consequências da Revolução Industrial
  • Consolidação do capitalismo; Surgimento da burguesia e proletariado propriamente ditos; Aumento do poder econômico e político da burguesia; Criação posterior do socialismo pelo proletariado; Aceleração do progresso econômico; Aceleração do progresso tecnológico; Aceleração da produção; Aumento do volume de produção; Aumento da concorrência.
  • Conclusão: Tudo que possuímos hoje é consequência do que houve no passado. As revoluções industriais foram muito importantes, o que pode ser visto no resultado de toda essa tecnologia que temos hoje.